21.12.07

Cláudia Abreu

Cláudia Abreu (Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1970) é atriz de cinema, teatro e televisão.
É casada com o cineasta José Henrique Fonseca, com quem tem duas filhas, Maria e Felipa.

Sempre que questionada sobre seus papéis, Cláudia afirma não ter a preocupação de ser a protagonista. Como atriz, diz acreditar em bons papéis - complexos, multifacetados e desafiadores, ainda que secundários. Essa parece ter sido, de fato, sua experiência de vida e carreira. Papéis interessantes ganharam viço e destaque com sua interpretação segura, elevando a atriz à categoria de musa.
Três merecem especial destaque:
  • Clara - Como a moça pobre e ambiciosa de Barriga de aluguel, que "vende" seu útero para o casal de protagonistas poder finalmente ter um filho, Cláudia soube tirar proveito do texto polêmico de Glória Perez e fazer o público torcer pela personagem, em seu arrependimento e luta para manter o bebê ao seu lado.
  • Heloísa - No papel de Heloísa, a emblemática jovem fútil de classe média alta que se torna guerrilheira no período da ditadura, em Anos Rebeldes, Cláudia tornou-se musa de fato e de direito do movimento dos caras-pintadas, por ocasião da campanha pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. A força da personagem, sua trajetória dramática e fim trágico são um marco da televisão brasileira, paradigma de qualidade e excelência.
  • Laura Prudente da Costa - A vilã má, inescrupulosa e charmosamente sarcástica de Celebridade. Loura, bela e fria, serviu de modelo para uma série de outras vilãs criadas na sua seqüência. Cláudia foi sucesso de crítica e público, carinhosamente lembrada como a Cachorra, que tornou a novela de Gilberto Braga outro marco da teledramaturgia brasileira.
Claro que não podemos nos esquecer da Princesa Juliete em Que Rei Sou Eu? e sua brilhante participação na série A Vida Como Ela É.

PS. Cláudia Abreu é a cantora de eletroforró Chayane na novela Cheias de Charme e, como sempre, só elogios! A personagem é a vilã mais carismática da atualidade - lança bordões e está na boca do povo como favorita.

Fotos: Divulgação TV Globo // Cláudia Abreu como Chayene em Cheias de Charme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ou osmaisbelosdosbelos@gmail.com